A Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção RS é uma instituição composta por psicopedagogos(as) e estudantes de Psicopedagogia, tanto da capital como do interior do Estado. Foi fundada em 8 de setembro de 1986 e é a única entidade a organizar e representar a classe dos psicopedagogos(as) no Rio Grande do Sul. 

Hoje, contamos com um número significativo de associados(as) que, por meio de participação efetiva e coletiva na área profissional, buscamos fortalecer os objetivos de regulamentação e implementação de projetos de ampliação dos atendimentos, de acordo com as necessidades da crescente demanda nas questões que envolvem o processo de aprendizagem.

A finalidade da ABPp-RS é congregar e representar psicopedagogos(as) e estudantes de Psicopedagogia, promover o desenvolvimento da Psicopedagogia como ciência e profissão, bem como fomentar o intercâmbio entre os associados(as), instituições afins e a comunidade, por meio de atividades culturais e científicas.

Nossos Objetivos

  • Promover o desenvolvimento e divulgação da Psicopedagogia, no âmbito de atuação do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da realização de debates, reuniões, conferências, cursos, seminários, congressos e eventos de âmbitos regional, nacional ou internacional, visando ao aprimoramento técnico-científico de seus associados;
  • Legitimar e/ou reconhecer os profissionais qualificados para o exercício da Psicopedagogia como sendo aqueles que atendam aos seguintes critérios: ser graduado ou pós-graduado em Psicopedagogia, por instituições devidamente autorizadas pelos órgãos públicos, de acordo com a legislação vigente; que atendam ao perfil de formação defendido pela ABPp-RS e Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp, que busquem formação continuada, supervisão e Terapia Pessoal e/ou didática;
  • Promover a Educação e o desenvolvimento biopsicossocial;
  • Promover o desenvolvimento econômico e social e o combate à pobreza;
  • Realizar estudos e pesquisas, desenvolver tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos ligados à Psicopedagogia, Educação e Saúde;
  • Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais;
  • Promover o voluntariado.

Divulgar

Promover

Conquistar

Nossa Missão

A ABPp-RS tem por missão promover o desenvolvimento e divulgação da Psicopedagogia, no âmbito de atuação de seu território, ou seja, no Estado do Rio Grande do Sul, visando ao aprimoramento técnico-científico de seus associados e da sociedade.

Visão e Valores

Prezamos pelo acolhimento e valorização dos(as) associados(as) e parceiros(as), pela excelência das atividades propostas, atitude íntegra, ética, proativa e zelo pela inovação e transparência.

Simbolo da Psicopedagogia

Fita de Moebüs com 3 voltas: representa o olhar do psicopedagogo.
As voltas estão dispostas de forma a representar a aprendizagem do indivíduo. O círculo central representa o indivíduo em processo para a aquisição de conhecimento, chegando ao fim com mudanças perceptíveis (círculo vermelho). Assim, este símbolo caracteriza nossa área de atuação, representando o psicopedagogo com suas características próprias.

Por quase uma década, a Diretoria Executiva da ABPp se mobilizou de diferentes formas para que fosse criado e adotado um símbolo que representasse a atividade profissional do psicopedagogo, ideia que foi encampada pelo Conselho Nacional da ABPp. Foram diversos estudos, sugestões e um longo trabalho reflexivo com o grupo de conselheiras para criar algo que realmente representasse os conceitos que norteiam a identidade da Psicopedagogia. Ainda mais: produzir uma síntese das consciências particulares, concebendo então uma consciência coletiva do nosso segmento profissional. Inspirado nos valores éticos inerentes à profissão e nos princípios e significados da simbologia, o símbolo traduz a grandeza da Psicopedagogia. A proposta buscou estabelecer o vínculo com a história e resgatar seu real significado que, hoje mais do que nunca, permanece através da legitimidade que a sociedade lhe atribui. O resultado de todo este processo, eleito por maioria de votos no VIII Congresso Brasileiro da Psicopedagogia, em 2009, foi a “Fita de Möbius”.

Por que Fita de Möbius?
Em 1858, o matemático e astrônomo alemão Auguste Ferdinand Möbius ao pesquisar o desenvolvimento de uma Teoria dos Poliedros, descobriu uma curiosa superfície que ficou conhecida com seu nome, a Fita de Möbius. É uma fita simples que tem duas superfícies distintas (uma interna e outra externa) limitadas por duas margens. Trata-se de uma superfície de duas dimensões com um lado apenas. Assim, se caminharmos continuamente ao longo da fita, atravessamos ora uma, ora outra dimensão.

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